fotoBiaFioretti_8169

O Aconchego da Oca do Sol


 Instituto Oca do Sol é uma ONG (sem fins lucrativos) do Planalto Central aberta a membros das mais diversas vocações, aos sensíveis e aos estudiosos do impacto das grandes mudanças atuais.

Pra frenqüentar esse espaço seus membros devem ter um comprometimento pessoal, social ou planetario com o meio ambiente, sob a perspectivas filosóficas, tradicionais ou acadêmicas.

Essa definição pode parecer inusitada, em um primeiro momento, mas é facilmente explicável se considerarmos o perfil de um de seus workshops:

Masaru Emoto, o famoso pesquisador japonês, autor do livro Mensagem da Água, aquele que revelou que pensamentos e sentimentos afetam a realidade física. A maior de suas descobertas são as imagens fotográficas de cristais de água influenciado pelo pensamento e palavras na transformação das suas moléculas.

O Movimento de Resgate da Essência do Feminino Mães da Pátria foi convidado pra fazer uma exposição na Oca do Sol, a abertura da exposição foi com um almoço no dia da Parteira, 5 de maio depois da Marcha das Parteiras.

50 imagens de parteiras latino americanas foram sutilmente espalhadas pelos jardins e pelas hortas organicas da Oca do Sol, as imagens das parteiras dialogavam com os visitantes.

parteiras tradicionais, parteiras certificadas, professoras universitárias, mais de 100 convidados desfrutaram os sabores da Oca

 Todas as mulheres que estão no projeto Mães da Pátria foram fotografadas ao ar livre em um fundo de jardim, porque as parterias estão conectadas com a natureza, todas as exposições que eu participei foram em um ambiente fechado, na Oca do Sol as fotos ficaram ao ar livre, integradas ao campo, só os rostos saltavam do quadro.

Foi uma poesia!

A Oca do Sol também é uma Eco-vila e nos proporcionou o almoço, a salada organica foi de e agricultores da região, mas a lá também tem uma pequena horta organica.

e muitas parteiras de outros estados se encantavam com as ervas, temperos e hortaliças da horta e imploravam uma muda, algumas passeavam pela horta como se estivessem numa vitrine de shopping e discretamente pegavam uma muda. As sementes da horta da Oca do Sol viajaram pelo Brasil nas mãos das parteiras.

Depois da salada uma galinhada especial foi preparada por muitas mãos,

o primeiro desafio foi acender o fogão de lenha, ( veja bem a permissão das Deusas do fogo, não é fotoshop)

Mãos na massa!

O frango já estava preparado, Benedita tratou de apurar a mistura de sabores do arroz e do milho.

Todo mundo se fartou e depois do almoço pôde colocar o assunto em dia, parteira adora uma prosa!

Pra mim era a hora de tirar mais fotos…

muitas parteiras, doulas jornalistas, ativistas estavam presentes, outras foram representadas pelos bebes que ajudaram a chegar nesse mundo é o caso da Laura filha da Rafaela do grupo Ishtar recebida nesse mundo pela Carla Daher e a Rita. As crianças foram o brilho da festa, a pequena Janaina filha da Flavia e os outros bebês aguentaram firme desde a marcha. Sentimos falta das queridas Marieta e da Gigi que não puderam estar conosco nessa festa.

40 semanas de gestação, pro Julio e a Kamilla esse era o lugar mais seguro pra esse bebe estar naquele momento, não seria por falta de parteiras.

A Oca do Sol é o lugar perfeito pra juntar a família, aí está as 3 gerações da Silvéria.

O administrador do Lago Norte (subprefeito de Brasília) apareceu com a equipe pra prestigiar o evento

A Tici que trabalha no Ministério da Saúde, encontrou a Agnes estudante da Each USP que foi de São Paulo direto pra Marcha das PArteiras e para a Exposição na Oca do Sol.

Eu, Bia Fioretti, que me considero chefe da delegação de fotos de parteiras fiquei encantada com aquele diálogo entre parteiras Mayas, Astecas, Zapotecas, Andinas, Amazonense, de todas as partes do Brasil com as parteiras reais do Amapá, do cerrado, da faculdade, a parteira que estudou nos Estados Unidos, parteira de todos os lugares vieram presigiar o evento, foi lindo!

Obrigada a Sol pelo convite de ter aberto a sua Oca

E obrigada a família Terra por ter dado esse chão!

E obrigada a todas que alimentaram o nosso corpo e o espírito!

About these ads
This entry was published on 05/05/2011 at 1:24. It’s filed under Encontros, Galeria, Mães da Pátria, resgates and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

3 thoughts on “O Aconchego da Oca do Sol

  1. Bia,
    As fotos estão lindas, principalmente a do casal gravido, parabens!

  2. Caio Fábio S Portella on said:

    Lindo Bia!
    Adorei!!!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: