Marcha das Parteiras pelo Brasil


 Dia 5 de maio de 1991 foi decretado pela organização Mundial de Saúde 

O Dia Internacional da Parteira

Parteiras, doulas, mães, pais, ativistas saíram de casa em vários lugares do Brasil, na última quinta-feira para homenagear o parto humanizado e estão representadas pelas meninas que coloriram os cartazes das marchas das 7 cidades e vão mostrar aqui essa festa pelo Brasil

As Marchas além de comemorarem o dia da parteira também marcaram o primeiro passo RUMO AO VII COBEON

Belo Horizonte – M.G.

A comemoração em B.H. foi no Hospital Sofia Feldman e despertou até a atenção da mídia do Hoje em Dia e outros jornais falaram do tema parto normal X cesariana.

São Paulo – Capital

As obstetrizes da Each USP fizeram um dia inteiro de atividades na faculdade com workshops e palestras.

No final do dia a Marcha das Parteiras reuniu mais de 100 pessoas que fizeram o maior barulho e abraçaram o prédio da faculdade, quem relatou foi a Nadia Zanon Narchi que nos mandou as fotos e #rumoaocobeon.

Marcha em Cananéia – São Paulo 

A Bianca Lanau nos contou que em Cananéia a Marcha começou de bike e todos chegaram pedalando pra uma roda de conversa.

A parteira tradicional Cleusa dos Reis entrou na roda numa prosa sobre o nascimento, práticas, uso de ervas e cuidados com a gestante, depois todos viram os filmes “Dia de Nascimento” e “O mundo Nasce no Ritmo do Coração”, ambos de Naoli Vinaver. O Leandro Cagiano registrou o encontro.

Em Cananéia também fizeram uma exposição de fotos da rede Parto do Princípio com 19 imagens de mulheres após o parto e seu contato com o bebe. #rumoaocobeon

Sorocaba – São Paulo

A Gisele Leal  tem um blog que se chama Mulheres Empoderadas e organizou um Marcha de Parteiras em Sorocaba que deu o que falar…

Além de movimentar a cidade elas movimentaram a mídia, saiu uma matérias no SBT e no jornal da cidade também, quem saíu ganhando foram as mulheres de lá que conquistaram o maior espaço pra discutir o tema e #rumoaocobeon

Brasília – DF

A parteira Paloma Terra foi a mentora da campanha da Marcha das Parteiras de Brasília foi ela quem  propôs de fazermos um cartaz e depois estendemos essa idéia pelo Brasil.

A Marcha durou a manhã toda, desceu a Esplanada dos Ministérios e foi até a Praça dos 3 poderes.

Teve muita repercussão também, além das parteira tradicionais e parteiras certificadas, muitas ONG, políticos e ativistas na marcha.

Mais de 300 pessoas participaram da marcha mas ela foi vista por uma mídia muito grande, segue a matéria do Correio Brasiliense

Caruaru – Pernambuco

A Marcha de Caruaru no marco Zero da cidade é tradicional, há anos a Associação de Parteiras organiza um grande encontro, esse ano bateu recorde mais de 1000 pessoas participaram.

A notícia foi amplamente divulgada e documentada. o Globo Rural prestigiou novamente as parteiras, locais, outros jornais como +ab, Abtv, plenário e sites de Sergipe também, confira aqui

Marcha em São Cristobal de las Casas

Anúncios
This entry was published on 11/05/2010 at 15:16. It’s filed under Ativismos, Marchas e Passeatas, parteira and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “Marcha das Parteiras pelo Brasil

  1. Fantástico, parabéns a todos e força ao movimento!

  2. Renata Beltrão - Brasília-DF on said:

    Bia,

    Obrigada por mais este presente!

    bjs
    Renata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: