PARTEIRAS E PARTEIROS DO AMAPÁ


Curso de Capacitação de Parteiras do Amapá:

Cuidando de que quem Recebe a Vida

amapa

Foi um evento promovido pelo Ministério da Saúde (faz parte das ações da Rede Cegonha), pelo Governo do Amapá, Camilo Capiberibe, com apoio do grupo Curumim de Recife, Sociedade Brasileira de Pediatria, SESAI entre outros, a pedido e sob a supervisão da deputada federal Janete Capiberibe, que implantou o projeto Parteiras Tradicionais, no Amapá, pela primeira vez, em 1995.

Aconteceu em Macapá, para 93 parteiras e parteiros, entre os dias 21 a 24 de maio de 2012 na escola de Administração Pública e foi seguido de um Congresso Internacional de Parteiras, com mais outras 200 parteiras, nos dias 25 e 26 de maio



A madrinha das parteiras do Amapá é Mãe Luzia uma ex-escrava Bantô que pegava criança. Mãe Luzia é a Mãe do Amapá, aonde viveu por 109 anos e pegou a milhares de cidadãos até a metade século passado, dizem que largava o serviço doméstico  pegava sua trouxinha com ungüentos de andiroba, pracaxi, copaíba e saia para partejar

 

A Primeira dama do Amapá Claudia Camargo Capiberibe nos convidou a visitar a única imagem restante da Mãe Luzia, eu tentei fazer essa foto várias vezes e a imagem saía desfocada, quando lembrei que não tinhamos pedido permissão a ela. Pedimos e fomos atendidos, todos quiseram ser fotografados ao lado da padroeira das parteiras.

Maria Gemina é a parteira do lado esquerdo que observa o desenho

Eu entrevistei a Parteira Maria Gemina que foi pega por mãe Luzia e de quem era afilhada de batismo, segundo ela quando a madrinha morreu, ela era criança mas foi uma das herdeiras do seu talento e da tradição de ser parteira.

Nos posts que se seguem eu conto alguns detalhes das oficinas, sem trasformá-lo em um manual de práticas. Eu mostro a emoção o comprometimento dos participantes e organizadores. Nesse primeiro post quero retratar a o clima do evento, parabenizar a todos pela iniciativa e aos que estiveram na organização e capacitação.

Uma apresentação da dança típica Marabaixo abriu o Congresso na sexta-feira e as fotografias das parteiras latino-americana, na exposição  Mães da Pátria  também foram prestigiar a festa e eu, Bia Fioretti, como autora do projeto Resgate da Essência do Feminino através das Parteiras e representante da REHUNA e ANEP/Brasil estava lá pra conferir cada detalhe e fotografar cada emoção.

Durante a semana da capacitação as parteiras foram convidadas à uma peça de teatro “Como nasce um Cabra Macho”. Para muitas parteiras essa foi a primeira oportunidade de ver um espetáculo ao vivo em um teatro Municipal.


Na noite de abertura do Congresso Internacional uma marcha foi realizada

Há 14 anos houve o primeiro encontro de parteiras no Amapá, acredito até que tenha sido um dos marcos do movimento de valorização das parteiras no Brasil e fizeram um grande abraço no Forte São José, este ano marcha foi ao em torno do Forte até uma praça ao lado

 todos em círculo renderam homenagens e dançaram ao redor do fogo

e agradeceram a Deputada Janete Capiberibe por manter aceso o seu comprometimento com a causa das parteiras.


Anúncios
This entry was published on 22/05/2010 at 12:56. It’s filed under capacitação, congressos, Marchas e Passeatas, Mães da Pátria, workshops and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “PARTEIRAS E PARTEIROS DO AMAPÁ

  1. Núbia Melo on said:

    Que belo trabalho, Bia Fioretti, um passo à passo sensível, conectado na lógica do desenrolar do programa, captando momentos pessoais e de grupo com beleza e competência. Adorei.

  2. Muito emocionante! As fotos possuem um pureza, uma singeleza sem igual. Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: