A voz das Obstetrizes alcança o Ministro da Saúde


evento disputadíssimo

Pra comemorar a semana Mundial da Saúde, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na Faculdade de Saúde Publica FSP-USP para dar uma palestra sobre as políticas públicas. Ele trouxe questões como: leito de urgência e emergência, leito de retaguarda, gestão do sistema do SUS,  criação de índices regulatórios, sistemas de informação da saúde entre os estados, municípios e federação e o que realmente interessa a esse blog as questões da Saúde da Mulher.

Os destaques do início desse governo, nas questões da saúde da mulher são: as campanhas de câncer de mama de colo de útero e o programa Rede Cegonha de Assistência Pública a Gestante. O Ministro citou exemplos como: os mamógrafos, de São Paulo, operando 44% abaixo da sua capacidade e também a proposta de aumento significativo na disponibilidade  de exames citológicos preventivos para câncer de colo de útero, principalmente na região nordeste.

A necessidade da humanização dos nascimentos também tem um papel de destaque, em vista dos resultados da pesquisa divulgada pela Fundação Perseu Abramo e pelo SESC. Cerca de 25% das mulheres que deram à luz em hospitais públicos ou privados relataram algum tipo de agressão no parto, praticada por profissionais de saúde, tipo: “Ah! Na hora de fazer vc não reclamou,  então não  grite pra parir”. Esses profissionais deveriam acolher a gestante e não expô-la a um viés discriminatório.

Nesse momento aplausos na platéia, em vista da quantidade de professores e alunos da faculdade de Obstetrícia da Each-USP e do departamento de Saúde Materna FSP  além de muitas ativistas da humanização: Rehuna, Parto do Princípio, Mães da Pátria, Anep Brasil, Parto no Brasil .

A ativista do Deborah Delage, da Parto do Principio – Mulheres em Rede pela Maternidade Ativa, que também defende seu doutorado na FSP sobre os conflitos de interesse nas decisões por cesárea, fez um depoimento emocionado ao o Ministro da Saúde Alexandre Padilha.

“ Eu me sinto contemplada por toda demonstração que o Sr.  fez de conhecimento e interesse da adversidade e Iniqüidades que as mulheres brasileiras sofrem todos os dias,  num momento muito importante em suas vidas e quero fazer mais que um pedido:

“Sr. Ministro, ouça a voz das mulheres brasileiras!”

A gente precisa de uma prática comprometida com as evidências cientificas e que seja voltada pra garantir o êxito e bem estar das mulheres na hora do parto, pra isso a gente precisa de marcos regulatórios muito firmes do ponto de vista do Ministério da Saúde controlando as práticas feitas tanto no setor público como no setor privado.

Hoje, nós não temos controle algum dessas violências sofridas pela parturientes nos hospitais, citadas na pesquisa que o Sr. apresentou na sua fala, num momento tão importante na vida da mãe e do bebe.

E acho que um país melhor se constrói com práticas obstétricas que coloca a mulher como protagonista e com profissões que sejam voltadas para a quilo que acreditamos ser mudanças de paradigma.

Faço aqui nessa hora, um pedido que o ministério da Saúde estimule as vagas de empregos e a profissão, como o curso de obstetrícia aqui da USP leste, pra se fazer mudanças é necessário mudar o paradigma”.

Nesse momento a platéia veio abaixo com muitos aplausos.

O recado para o Ministro foi dado, a Deborah que na passeata pela Avenida Paulista mostrou que é uma mulher de peito na luta pela humanização do nascimento, na palestra do Ministro da Saúde ela mostrou a cara de um ativismo atuante.

O Movimento Mães da Pátria acredita na luta a favor de TODAS  profissionais que se propõe a dedicar a vida a outra mulher na hora do nascimento e principalmente  quando elas lutaram para entrar em um curso universitário destinado exclusivamente a  atenção a gestação e parto.

Anúncios
This entry was published on 12/04/2011 at 9:18. It’s filed under saúde pública, seminário, tá na mídia and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: