MARCHA DAS PARTEIRAS – Brasília 2011


 Brasilia 5 de maio de 2011 – 8:30 da manhã

I Concentração – Aquecimento

O ponto de encontro foi na Esplanada dos Ministérios, na frente do Ministério da Saúde

Delegações de parteiras de várias cidades chegavam a todo momento!

Mães e pais com seus bebes nascidos com parteiras também chegavam sem parar.


O Grupo Mangaba Troupe veio prestigiar a Marcha da Parteiras

A deputada Janete Capiberibe, (que defende  projeto de lei pelo reconhecimento profissional das parteiras tradicionais) facilitou a vinda de 14 parteiras tradicionais do Amapá.  A Regina, o Sisan a Isabel que apoiam a causa das parteiras também marcaram presença.

Encontrei várias parteiras queridas que já tinham sido entrevistadas pelo Projeto Mães da Pátria, até a parteira do Oiapoque estava presente.

Cartazes, faixas, camisetas, todo mundo uniformizado e agradecidos a Fundação Procurador Pedro Jorge que acreditou na Marcha

Quem disse que é fácil organizar uma Marcha em Brasília? Quando cheguei na cidade a Paloma Terra, a parteira idealizadora da Marcha em Brasília estava correndo de um lado para outro com documentos de permissão para o evento, até o IPHAN teve que permitir. Em contra partida batedores da policia, de motocicleta, foram disponibilizados para nos acompanhar. Eles também ficaram emocionados, um deles nos disse que seu filho também nascera de parteira

II A Marcha das Parteiras –

A festa do nascimento no Congresso Nacional

Saímos do Ministério depois das 10:00, duas faixas da avenida da Esplanada ficaram interditadas até a Praça dos 3 Poderes ,

a alegria contagiou quando os tambores começaram a marcar ritmos da nossa “terra brasilis” puxados pelo grupo de parteiras e a turma de Pirinópolis liderado pela Daraína que cantou e encantou todo mundo.

Parteiras Certificadas, Parteiras  Profissionais, Parteiras da UNB,  Parteiras Tradicionais,

doulas, mães, pais, bebes, o grupo de gestantes e paridas do HUB

a Rehuna,  Anep, Mães da Pátria, Ishtar, ongs, associações, ativistas, simpatisantes todo mundo em festa no caminho pela humanização do parto e nascimento.

Pra mim, Bia Fioretti, foi especialmente emocionante essa passagem pela lateral do Congresso, há 4 anos levei 180 fotografias de parteiras do Basil na exposição Mães da Pátria, pra dentro do Congresso Nacional

e hoje estávamos ao vivo do lado de fora com uma comitiva de mais de 300 pessoas.

III A Chegada na Praça dos 3 Poderes – a Apoteose

Nesse momento a Sonia Terra observou uma sincronia incrível enquanto as parteiras chegavam à praça pelo lado direito da praça, o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), oficialmente denominado como Dragões da Independência, entravam pelo lado esquerdo.

A presidente Dilma foi para a porta do Palácio do Planalto para receber o presidente alemão em visita oficial,  que chegava no mesmo instante, enquanto esperava ela certamente podia ver de longe a movimentação das parteiras, sentir a festa e nossa energia.

Se de um lado o som era fanfarra de marcha militar do outro lado o som era de uma farra de parteiras, com músicas folclóricas, ciranda brasileira e uma revoada de pombos.

A Paloma fechou a roda, prestou homenagens, agradeceu a todas as comitivas.

 e cantamos parabéns a você nessa data querida.

 Explicou o que será o VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e convidou a todas a nós a terminarmos essa marcha, em julho, em Belo Horizonte na frente do Cobeon, nesse momento soltamos os balões brancos e gritamos:

A partir daí foi uma festa só

e todos celebraram!

(A Silvéria das mais animadas, ficou com o cartaz na mão a marcha toda)

 de forma contagiante

mesmo com a fanfarra da infantaria ao fundo

e cada um ao seu modo

brindou com emoção ou leite materno

O final da marcha foi ao som de 3 lances dos canhões (para o presidente alemão) como uma explosão de ruídos de um parto (veja bem, um canhão não parece com o período expulsivo de um parto?) e muitas palmas.

No próximo POST desse Blog a festa continua com o almoço para as parteiras pelo do Dia da Parteira promovidos pela Ong Oca do Sol

® post exclusivo Mães da Pátria. Esse texto ou parte dele não pode ser reproduzido, faça o link para essa página

Anúncios
This entry was published on 05/05/2011 at 16:06. It’s filed under Ativismos, homenagem, Marchas e Passeatas and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

9 thoughts on “MARCHA DAS PARTEIRAS – Brasília 2011

  1. flavia iliada on said:

    é isso aí Bia! A Marcha foi linda e a alegria e disposição das parteiras e demais participantes só reforçam que o caminho é esse: mais amor e respeito ao nascimentos de nossos filhos tornam as pessoas mais felizes.

  2. Ticiana on said:

    Obrigada Bia pelo seu lindo relato, com suas fotos sempre maravilhosas! Como eu escrevi ‘a Paloma e Ciranda de Mulheres, que seja o marco para a concretizacao de muitas realizacoes frutos dos multiplos encontros q ocorreram antes, durante e depois da marcha! Um grande beijo! Fazendo votos de que nosso proximo encontro ocorra em breve!

  3. Estava ansiosa por este post, rs, e saber como foi essa linda movimentação! Coisa linda! Puro encanto! Rá Tim Bum p/ nossas queridas parteiras!

  4. Maravilhosas fotos da grande Bia!
    A marcha foi linda e espero que a mobilização renda bons frutos!

    Sylvana

  5. Estou com os olhos cheios dágua…..
    Lindo!
    Espero que a presidenta do nosso país tenha recebido toda essa energia…
    Parabéns!

  6. Pingback: Maio, mês de celebração do feminino « ANEP Brasil

  7. Pingback: Marcha das Parteiras pelo Brasil « Mães da Pátria

  8. Daraína on said:

    foi lindo, num foi?!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: