O “ULTRAson” da parteira Naoli


Naoli Vinaver é uma parteira Mexicana conhecidíssima em muitos países, além da grande habilidade na arte de partejar e ela é uma ótima contadora histórias.

O envolvimento dela com a gestante começa no exame pré-natal, cuidadosamente ela apalpa a barriga, analisa a posição do bebê, verifica se ele já virou de cabeça para baixo, se já se encontra em uma posição favorável para o parto, aí ela mostra para a mãe, ao pai e os irmãozinhos como tocar na barriga pra perceber a cabeça, as costas, e as pernas e pés do bebê. Eles mal acreditam no que podem sentir com as mãos, o bebê responde com um movimento, aí é pura festa!

 

É hora ela escuta os batimentos cardíacos bebês, ela explica a todos porque não usa o “Doppler” (monitor fetal), diz que os bebês não gostam muito da sensação desse aparelho. Em vez disso ela prefere um estetoscópio fetal conhecido como Pinard, muitas parteiras tradicionais do Brasil também usam esse instrumento de madeira, parecido com uma corneta.

Depois de contar as batidas do coraçãozinho é o momento do “ultra”, pra isso ela usa um instrumento mais inusitado ainda, um pincel e começa a desenhar na barriga um esboço de como está o bebê, ela mostra o seu tamanho e a posição.

Ela usa muitas cores, pinta e colore a localização da placenta, mostra o líquido o cordão e a felicidade do bebe. Fica “ultra lindo”, ao invés daquela imagem borrada, como foco estranho oferecido pelo ultrason, Naoli estimula a imaginação da família e poupa o bebe (por mais que digam que o ultrasom é pouco invasivo e que as ondas dele não são de radiação ionizante o seu processo é por emissão de onda com frequências entre 2 e 18MHz sobre o bebe e ele percebe e recebe essas ondas em todos os tecidos.

“Ultra-som” das parteira normalmente é nas pontas dos dedos, no caso de Naoli Vinaver é na ponta dos dedos e na ponta do pincel

Ela faz de cada consulta uma experiência adorável.

A habilidade artística e literária da Naoli já rendeu um livro pra crianças de como nascem os bebes, dá pra imaginar a qualidade desse trabalho? Eu posso não ter tido a oportunidade de um desenho na minha barriga mas tenho o livro autografado.

Anúncios
This entry was published on 31/05/2011 at 23:31. It’s filed under homenagem, parteira, parto and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

6 thoughts on “O “ULTRAson” da parteira Naoli

  1. Participei de uma oficina c/ ela e lindas barrigas foram pintadas! Maravilhoso e sensível trabalho!!!

  2. Bia, muito obrigada pelas lindas imagens!

    Naoli tem uma jeito magico de ser como pessoa e profissional. Eu fiquei encantada e inspirada com essa tecnica que agora estou pintando os bebes na barriga tambem 🙂

  3. Que lindas!!! Naoli é de uma iluminada , simplesmente maravilhosa!

  4. Legal! Tive o prazer de ter um ultrassom feito por Naoli e minha filhota estava pélvica com 34 semanas. Que bom que ela virou e nasceu naturalmente!

  5. Ops… estava com 27 semanas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: