parteira do Haiti


 Em março de 2007, estive em Mar del Plata, Argentina, para a II Conferencia Regional de las Américas – “Fortalezas y Desafios de la Parteria en las Américas”®


Lá conheci muitas parteiras latino americanas. Uma delegação do Caribe, me chamou muita atenção. Eram mulheres com uma forte influencia afro, falavam ingles ou francês e com uma alegria e simpatia contagiantes.

Na época Debra Lewis e Vênus Mark, de Trinidad, Índias Ocidentais  foram as responsáveis por ter trazido o  grupo de midwives caribenhas para o congresso. Pelo que pude perceber, naquele congresso todas eram parteiras certificada, que haviam estudado e não eram parteiras tradicionais. Elas seguem o perfil das parteiras americanas, argentinas, chilenas. e vinham de muitas ilhas do Caribe, de Trinidad, de Tobago, Granada, Haiti.

Debra Lewis, Trinidade, Indias Ocidentais, Caribe – conheci Debra e 2006, em Baltimore, USA, no encontro do MANA  Midwives Alliance of North America, ela era a representante Regional para as Americas. Lá, eu soube que ela era uma das organizadoras do outro encontro em Mar del Plata, na Argentina (isso tudo entr 2006 e 2007), foi por causa desse contato que viagei para Argentina meses depois.

Venus Mark, RN, LM, CNM, BA é uma parteira certificada, tem um centro de nascimento “Amicus Maternity Center in Trinidad and Tobago”. Ela é muito ativa em Trinad Tobago na formação e na associação de parteiras. Além de ter ido para programas da TV falar sobre educação nascimento e parto para jóvens mães

Dia 16 de janeiro  2010, vi na TV o resgate de uma enfermeira, de 43 anos, grávida, estava no 4ºandar de um hospital e foi resgatada dos escombros por uma equipe brasileira. Quando vi essa reportagem, que ta anexada, me lembrei no mesmo instante da parteira do Haiti que conheci na Argentina.

La conheci  Gislaine C.  Francoer • sage femme, Port-au-Price, Haïti a parteira retratada no inicio desse post

Oxalá Gislaine tenha escapado. Se alguém tiver alguma noticia, me informe para postarmos aqui. Espero em breve conseguir alguma informação sorbre ela,  no Sr. Google não consegui encontrar nada.

posto aqui as minhas melhores energias que nada tenha acontecido com ela

® esse Post é direitos exclusivos mães da pátria não pode ser reproduzidos foto e texto

Anúncios
This entry was published on 01/06/2012 at 7:14. It’s filed under Galeria, homenagem, parteira, rodar o mundo and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: