Usos e Costumes do Rebozo


® O rebozo é um xale de algodão feito em tear manual que todas as mulheres mexicanas usam independente da classe social. A palavra vem do verbo ‘rebozar’ que significa encobrir, por isso ele tem um tamanho suficiente para envolver todo o corpo de uma mulher.

Ele é tão incorporado a cultura Mexicana que é retratado na música, pintura em verso e prosa principalmente por Frida Kahlo que sempre se retratava usando os seus rebozos, nos auto-retratos.

Usar um rebozo é mais do que aquecer os ombros ele é também é uma peça de costumes multifuncional,  pode ser amarrado no corpo da mãe pra carregar o bebe ou pra transportar as compras, mas também é muito usado pelas parteiras tradicionais para fazer exercícios de preparo da gestante para o parto, para ajudar o bebe a se posicionar no colo do útero, e para acelerar a recuperação do pós parto.

Naoli Vinaver, parteira mexicana famosa por trabalhar com os valores das tradições aliado aos conhecimentos científicos contemporâneos, ela viaja o mundo todo dando palestras, ensinando muitas práticas e entre elas, o uso do rebozo.

Em algumas maternidades da Europa as profissionais que dominam essa prática para o parto são melhor remuneradas.

 Agnes Kodama, Bruna Alves e Thaís Cursino são 3 estudantes de Obstetrícia da Each Usp, se organizaram em um grupo chamado Sagefemme/Mulheres Sábias e fizeram o primeiro workshop justamente sobre uso do rebozo com a parteira Naoli, em São Paulo no final de janeiro. Estiveram doulas, obstetrizes, enfermeiras e muita gente interessada.

As técnicas ensinadas por Naoli envolvem tradição, intuição, meditação, muito conhecimento prático e leva a gestante a interiorizar a gestação e se sentir segura com uma atenção especial.

O uso do rebozo não é uma manobra de parto invasiva ou agressiva, ela não apresenta riscos pra a mãe e o bebê mas é uma forma de dar uma oportunidade à mãe a acomodar melhor o bebe na bacia ou mesmo ajudar a criança a encaixar melhor a cabeça para o parto.

Durante a gestação a mulher abre todos os seu chacras para facilitar o parto e muitas vezes eles permanecem abertos por algum tempo, por isso depois de algumas semanas que o bebe nasceu pode ser feito um trabalho com o rebozo para fechar os chacras e restabelecer o equilibrio.

Outra proposta que Naoli ensinou foi para acalmar os bebês que ficam muito agitados e não sabem como liberar as energias, o uso do rebozo também pode ajudar de uma forma muito lúdica. O Vinicius, o bebe da foto, adorou! Ele foi dos primeiros bebes a nascer na Casa Angela em São Paulo.

Nos workshops da Naoli não pode faltar uma pintura na barriga da gestante, é pura magia…

e muita alegria também, independente da idade gestacional,

E como sempre tudo termina em festa. As meninas do Sage Famme começaram o grupo com chave de ouro e com muita competência. O evento foi delicioso, literalmente.

O objetivo desse post não ensinar as técnicas de rebozo, porque a técnica para ter resultado tem que ser aprendida e praticada por quem tem muita experiência, mas acho que dá pra ter uma boa idéia de como pode ser aplicado.

® esse Post é direitos exclusivos mães da pátria não pode ser reproduzidos foto e texto

Anúncios
This entry was published on 15/10/2012 at 23:01. It’s filed under Encontros, parteira, resgates and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

12 thoughts on “Usos e Costumes do Rebozo

  1. Obrigada Bia querida!!! Vc é TUDO DE BOM nesta vida!!! Beijos com saudades e carinho! -Naolí

  2. Perfeito! Fiquei muito orgulhosa por vocês, meninas!!! Bjs mil e muito, muito, muuuuitoooo sucesso!

  3. Amei saber essas coisas todas sobre o rebozo, eu já tinha ouvido falar mas não tinha ideia de como poderia ser usado.

  4. Agnes Kodama on said:

    MARAVILHOSA BIA!!! lindas fotos! obrigada por estar presente! beijossss e abraços!

  5. Sou adepta ao Parto Humanizado, seja em que momento for e também sou uma entusiasta da Naoli Vinaver, achei ótimo o Rebozo, gostaria de obter mais informações sobre o trabalho com o Rebozo tanto em gestantes como com bebês….Sem mais
    Obrigada!!!

    Creusa F. Guilherme ( Doula & Enfermeira Obstetra )

    • Oi Creusa!
      Sei vc quizer saber mais sobre o uso do rebozo, pode participar de algúm dos cursos que estou ministrando agora no 2012.
      Pode enviar um email para mim que eu envio a agenda dos cursos para vocé pensar em participar. Email: naolivinaver@yahoo.com.br Seja bem-vinda! Um abraço, Naolí

  6. Noemi on said:

    Lindas fotos, ótima informação. Obrigada Bia por dividir. Naoli parabéns por dividir seu conhecimento conosco.

  7. Isabel Ferraz on said:

    Amei! Dá até vontade de ficar de barriga novamente!

  8. Renata on said:

    Muita gratidão por tanta coisa linda nesse resgate do sagrado feminino. Eu reverencio a beleza da vida e a sabedoria da ancestralidade. Que bom viver esse momento. Gracias!

  9. Johng685 on said:

    Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a blog web site? The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept eegbgfbdadfc

  10. Johnc467 on said:

    Appreciate it for helping out, great information. dgdagdcgccce

  11. Gilmara on said:

    Muito bacana! É ótimo divulgar e por em prática técnicas tão boas que trazem a segurança tanto para a parturiente como para o profissional que procura ser parteiro!!!😂😂😂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: